Re: [obm-l] Bijecao

on 09.04.03 14:23, Nicolau C. Saldanha at nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br
wrote:

> Sim. Mas a demonstração geral não é muito fácil. Tente provar
> que sempre existe uma bijeção entre AxA e A para A infinito,
> já não é fácil. Eu tenho quase certeza que você precisa
> do axioma da escolha.
>
> O livro 'Set Theory' de Jech tem tudo o que você quer.

> O que você parece querer fazer é provar que se R é infinito
> então o cardinal do conjunto de todas as funções de R em R
> é maior que o cardinal do conjunto dos polinômios com coeficientes
> em R. Isto é verdade e acho que pode ser demonstrado por uma variação do
> [...]
Oi, Nicolau.

Eh exatamente o que eu tenho em mente. Vou tentar provar isso e procurar o
livro que voce indicou.

Quanto ao restante do problema sobre o anel, supondo que R eh um anel finito
com 1 eu fiz o seguinte:

Tome um elemento arbitrario "c" de R (c <> 0).

Considere a funcao (polinomial, por hipotese) de R em R tal que:
f(0) = 0  e  f(c) = 1.

Como f nao eh constante, existe um inteiro positivo n e n+1 elementos (nao
necessariamente distintos) de R: b_0, b_1, ..., b_n tais que:
f(x) = b_0 + b_1*x + ... + b_n*x^n

f(0) = 0 ==>
b_0 + b_1*0 + ... + b_n*0^n = 0 ==>
b_0 = 0

f(c) = b_1*c + ... + b_n*c^n = 1 ==>
(b_1 + b_2*c + ... + b_n*c^(n-1))*c = 1 ==>
d = b_1 + b_2*c + ... + b_n*c^(n-1) eh um inverso a esquerda de c

Conclusao: em R todo elemento <> 0 tem um inverso a esquerda.

Agora, tome a em R. Pelo que acabamos de ver, existe b em R tal que b*a = 1.

Alem disso, existe c em R tal que c*b = 1.

Entao:
a*b = (1*a)*b = ((c*b)*a)*b = (c*(b*a))*b = (c*1)*b = c*b = 1.

Logo, os inversos a direita e a esquerda de a sao iguais ==>
a eh invertivel ==>
R eh um anel de divisao finito ==>
R eh um corpo finito.

Minhas perguntas:
1) Como provar, usando apenas que R eh um anel finito onde todas as funcoes
de R em r sao polinomiais, que R tem uma identidade?
2) Como provar que estas mesmas condicoes implicam que R eh comutativo, sem
usar o teorema de Wedderburn (anel de divisao finito ==> corpo)?

Obrigado pelas dicas e um abraco,
Claudio.