RE: [obm-l] duvida em estatistica

Oi Niski,
Eu não sou o Morgado, mas posso dar uma pequena ajuda porque trabalho
variâncias e desvios padrões de parâmetros associados a sistemas
elétricos. A definição usual de variância é E[X - E(x)]^2. A fórmula
enevolvendo somatórios ou integrais é consequência desta definição. A
raiz quadrada da variância é conhecida por desvio padrão. Qual o
significado destas fórmulas? Observe que a vari6ancia mede  de fato uma
variação enm torno da esperança e sempre gera um número postivo. É uma
medida da \dispersão dos valores em torno de sua esperança. A esperança
é uma medida de tendência central, assim como outros parâmetros como a
mediana e a moda. A vari6ancia e a esperança podem também ser definidos
para um conjunto de observações, de uma forma bem semelhante a que se
adapta a variáveis aleatórias com distribuição conhecida. Observações
muito dispersas tem alta variância. Note que a variância é
dimensionalmente expressa numa unidae que é o quadrado da variável
analisada, ap paso que o desvio padrão é dadao na mesma unidade.
Abraços.