Re: [obm-l] duvida em estatistica

Olá prof. Obrigado pelo texto! Muito bom o material...
Me deu um estalo, e eu entendi o que eu nao estava entendendo!
O meu livro primeiro define variancia como
Var(x) = Somatorio[i=1 até n]  ((x[i] - E(x))^2)p[i]
O que eu achei melhor do que no seu texto, já que para mim é mais
paupavel do que definir como E[(X-E(X))^2].
O problema, é que de uma hora pra outra o livro começa a usar a
variancia direto como sendo E[(X-E(X))^2]...e eu nao entendia como de
uma formula se chegava na outra...dai eu vi que de fato, fazendo a
variavel aleatoria valer (X-E(X))^2 e subistituindo na definicao de
esperança matematica eu caia primeira formula apresentada pelo meu
livro. Então eu te pergunto professor..qual é a definição original de
variancia? Me parece a que foi  apresentada inicialmente pelo meu livro
pois me pareceu muito artificioso escolher uma variavel aleatoria
(X-E(X))^2 e "entuchar" isso na definicao de esperanca para cair na
formula que voce apresentou como a de variancia.