Re: [obm-l] AJUDA

   Nao sei se estou atrasado e alguem ja respondeu, mas soh li hoje. O
numero eh 142857, o periodo de 1/7. Isto ocorre sempre que 1/p, pprimo, tem
um periodo com p-1 algarismos. Tais numeros sao chamados ciclicos. Posso
mandar referencis bibliograficas, mas nao agora, estou longe da minha
bisbilhoteca. Abracos, olavo.

>From: "A. C. Morgado" <morgado@centroin.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] AJUDA
>Date: Mon, 31 Mar 2003 22:14:36 -0300
>
>1)
>a=1 (se a>1, 6N nao poderia ter a mesma quantidade de algarismos de N).
>3N = bcdef1 (o 1=a so pode aparecer na ultima posiçao no 3N, pois o 5N nao
>pode terminar em 1 e os outros sao pares). Logo, N termina em 7, f=7.
>2N termina em 4, 4N termina em 8 e 6N termina em 2, 5N termina em 5.
>Os algarismos sao 1(inicial), 7(final), 4, 8, 2 e 5 (nao sei em que
> [...]

The new MSN 8: advanced junk mail protection and 2 months FREE*