Re: [obm-l] duvidas de calculo

Augusto Cesar de Oliveira Morgado wrote:
> Niski, nao adianta provocar que eu nao vou entrar nessa nao!
> Quando voce fez a pergunta, eu (e todos aqueles que ja estudaram um pouco mais de Calculo) pensei assim: pelo teorema de Taylor, senx - x = - (x^3)/6 + (x^5)/120 -...
> Portanto, para x proximo a 0, senx - x comporta-se como -(x^3)/6 e a sua afirmaçao que aquele negocio (desculpe essa linguagem, mas eh mais facil do que escrever aquela expressao) tende a zero eh verdadeira porque -(x^3)/6 dividido por x^2 realmente tende a zero quando x tende a zero.
> Agora, duas coisas:
> [...]

De fato, o problema ficaria muito artificioso se eu nao tivesse omitido
esta "dica" que veio impressa :

Use que cos(x) < sin(x)/x <1 p/ todo x!=0  em (-pi/2, pi/2)

creio que apartir dai voce pode ir montando a desigualdade até cair
provar pelo squeezing theorem.

ps. isso pode parecer bobagem para os velhos frequentadores deste grupo,
mas fiquei feliz essa semana quando foleando exemplares da revista do
professor de matematica no ime em são paulo, me deparei com nomes
conhecidos por aqui :). Alias, não resisti e comprei um exemplar que eu
acho que um dia sera raro, onde há um artigo escrito pelo prof. Abraham
Bloch!

Niski
--
[about him:]
It is rare to find learned men who are clean, do not stink and have a