[obm-l] Re: [obm-l] Irã [1999]

Caro Edilon e demais colegas da lista:

No primeiro problema eu fiz o seguinte:

Suponhamos que a resposta seja sim e que existam inteiros positivos m e n,
com m < n tais que 2^m e 2^n têm os mesmos dígitos.

Então, pelo critério de divisibilidade por 9, teremos:
2^n = 2^m (mod 9) ==>
2^(n-m) = 1 (mod 9) ==>
n - m é múltiplo de 6 = ordem de 2 mod 9 ==>
n >= m + 6 ==>
2^n >= 64*2^m ==>
2^n tem mais dígitos do que 2^m

Mas, por hipótese, 2^m e 2^n têm os mesmos dígitos (em ordens diferentes)
==>
2^n e 2^m têm o mesmo número de dígitos ==>
contradição ==>
a resposta é não

No entanto, essa solução não é válida se a representação decimal de 2^n
tiver dígitos iguais a zero, pois nesse caso, pode ser que os zeros venham
para a esquerda (tornando-se não significativos) na representação de 2^m.

Minha pergunta: Como salvar este argumento e resolver o problema?

Um abraço,
Claudio.