[obm-l] On-Line Thinking Skill (Math) Games and Puzzles

Olá pessoal,

Entrei no site da "Colby Community College Mathematics Department" (http://www.colbycc.org/www/math/) neste final de semana e encontrei alguns joguinhos em java; que, segundo o próprio site são On-Line Thinking Skill (Math) Games and Puzzles  .
Um desses jogos (o primeiro da lista) com o nome de "RUSH HOUR" não me parece muito matemático (eu devo estar enganado pois há infinitas relações entre este jogo e a matemática. Einstein já dizia que tudo é relativo, não é? ). Vcs perceberão que há vários níveis de dificuldade para tirar o carro, eu só não consegui os 3 últimos. Aí eu pensei: Já que estes puzzles fazem parte de um site de um departamento de MATEMÁTICA, logo deve haver alguma maneira de resolvê-lo por Teoria dos grupos, Lógica simbólica estilo Malba Tahan, ou talvez um raciocínio voltado para matemática recreativa como Conway (não que este fora somente genial neste campo, mas inclusive este). Se alguém conseguir o nível 10, 11 e 12 (nível expert) mandem para a lista mesmo se conseguirem sem matemática. Pois mesmo neste caso poderiamos descobrir alguma recorrência ou algoritmo para solução destes puzzles. Há um outro, no mesmo site, que se chama I.Q triangles que intuitivamente percebe-se que é matemática pura, mas no caso do Rush hour não vejo nada. Qualquer esclarecimeto é bem vindo.