Re: [obm-l] Observar passos para progredir

Meu caro,
em primeiro lugar, quero agradecer ter sido posto, ainda que
imerecidamente, em tão honrosas companhias; sao todos, alem de grandes
matematicos e professores, pessoas de carater e estimados amigos.
Uma coisa que me enche de orgulho eh  ter sido professor de tres dos
citados (Jose Paulo Carneiro, Paulo Cezar Carvalho e Eduardo Wagner),
hoje matematicos brilhantes, na epoca alunos dos quais se dizia que so
erraram uma unica vez: quando pensaram que haviam cometido um pequeno
engano, mas eh claro que nao tinham.
Muito pensei se devia escrever uma resposta ou se devia cair na real e
perceber que estava sendo citado apenas por delicadeza sua que citara
pessoas com as quais havia trabalhado em muitos projetos. Entretanto,
resolvi escrever esta mensagem porque ela me permite fazer uma confissao
e um agradecimento. Eu sou uma pessoa de muita sorte. Nunca tive
professores bons; todos os professores que tive eram otimos. Nunca tive,
no primario, uma professora de matematica que nao gostasse de
matematica. No antigo admissao (seria equivalente a algo entre a quarta
e a quinta series), fui aluno de um excelente professor, Serafim
Rodrigues Morgado (apesar do sobrenome, nao era meu parente), que foi
professor tambem de pelo menos mais um membro da lista, o Jose Francisco
Guimaraes Costa, e a quem devo a transformaçao do meu nome de guerra de
Augusto Cesar para Morgado. No ginasio, foi aluno de um engenheiro,
Claudionor Teixeira Braga, que me ensinou muito e, principalmente, fez
com que eu gostasse muito de Matematica. No cientifico (equivalente ao
ensino medio de hoje em dia), o Professor Delamare, tambem engenheiro e
muito brincalhao (era pai do Julio Delamare, jornalista esportivo que
dah nome ao parque aquatico do Maracana), tambem excelente professor.
Depois, fui aluno de Jacob Palis, de Celio Pinto de Almeida, de Leon
Clement Rousseau, de Alberto (a idade me impede de recordar o sobrenome
dele, mas nao eh o Azevedo, que eh muito conhecido; o Alberto, embora
excelente professor, preferiu se dedicar a engenharia), de Luiz
Rodrigues Loureiro, de Jorge Alberto Barroso, de Oton Nogueira. Fora do
ensino regular, tive cursos com o Elon, com Mauricio Matos Peixoto, com
Hilton Machado, com Imre Simon, com Leopoldo Nachbin, com Pedro
Fernandez. Ate fora da Matematica minha sorte continuou. Tive excelente
professor de Portugues (o Padre Antonio Malheiros, brilhante orador e
responsavel por muitos dos discursos de Getulio Vargas, discursos tao
bons que conduziram Vargas a Academia Brasileira de Letras), de Fisica
(por coincidencia, dois astronomos e diretores do Observatorio Nacional
e do Observatorio do Valongo: Muniz Barreto e Luiz Machado; alem de
Jader Bennuzzi Martins, do CBPF), de Ingles (o Professor Blum, que tinha
um programa na TV Tupi e foi um precursor do ensino de idiomas por meio
de musicas, alem de pai da Norma Blum, atriz "idola"  dos adoscelentes
da minha epoca), de Espanhol (o Professor Walter). Ate de Historia, o
Professor Herminio (esse eh um caso curioso; odiava dar aulas, dar aulas
era para ele um meio de ganhar um dinheirinho enquanto nao se formava em
Direito; mas, alem de pessoa extremamente culta, era um excelente
professor; todos adoravam suas aulas, exceto ele!) .
O Jose Paulo Carneiro, quando me citava, dizia:  ... o Morgado, com sua
proverbial sorte, ...
Pois eh, o Jose Paulo tem toda razao!
Por que meus professores foram tao importantes para mim? Pelo exemplo,
pela cultura, pela orientaçao, pelas corretas indicaçoes do que ler.
Quanto aos anos-luz, essa eh a distancia que me encontro dos outros
citados.
Um forte abraço.
Morgado.