[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Algum_progresso_(seqüência_de_potências)

On Wed, Feb 26, 2003 at 03:29:41PM -0300, Domingos Jr. wrote:
> Sinceramente, acho que você não deveria colocar um problema desses na
> categoria dos triviais, primeiro porque o nível dos participantes não é
> homogêneo e é para muitos esse é um problema difícil.
>
> Confesso que perdi um bom tempo para sacar que era possível aplicar o tma.
> de Euler repetidamente ao problema para chegar a solução, esse problema
> certamente não foi trivial para mim.
>
> Aliás, fiquei curioso, foi você quem criou o problema, simplesmente
> encontrou e o resolveu ou já o encontrou resolvido?

Este problema, tanto quanto eu saiba, foi inventado pelo Gugu e por mim
quando preparávamos uma prova de seleção para a IMO (e entrou na prova).
A nossa solução era bem parecida com a apresentada pelo Okakome.
Note que seguindo a solução já apresentada não é muito difícil
obter uma estimativa para o ponto a partir do qual os algarismos
ficam constantes.

[]s, N.

PS: Quando você encontrar um problema que fale dos últimos 1000 algarismos
de alguma coisa é uma boa aposta dizer que tem o dedo do Gugu.