[obm-l] Re: [obm-l] quadrilátero inscrito

Caro Rafael:

Acho que você tem razão. No entanto, A = B = 150 e C = D = 30 também
satisfazem ao enunciado (nesse caso, ABCD é um trapézio equilátero). O que
ocorre aqui é que os dois ângulos iguais são os ângulos de 30 graus (C e D).
A (e B também) mede 150 graus.

Considere o triângulo ADC, inscrito no círculo e que tem o ângulo D (=30
graus) oposto à diagonal AC do quadrilátero.
Pela lei dos senos, teremos: AC = 2*R*sen(D) ==> AC = 2*3*sen(30) = 3.

Analogamente (considerando o triângulo BCD), deduzimos que: BD = 3.

Logo, AC + BD = 6.

Conclusão: este enunciado está realmente ambíguo.

Um abraço,
Claudio.