RE: [obm-l] Tres belos problemas

Ola Salvador e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Valeu Salvador ! Voce esta pressupondo que a expressao entre parenteses e um
numero natural. De fato e. Eu esqueci de acrescentar ao enunciado de que a
PA e formada de numeros natural.

As "autoridades brasileiras" estao discutindo muito, atualmente, sobre a
reforma da previdencia. Alegam que ha um imenso deficit anual em razao
principalmente do fato do funcionalismo publico ter direito a se aposentar
com o ultimo salario que recebia. Afirmam que o valor arrecadado mensalmente
do pessoal da ativa e muito inferior ao total que deve ser pago aos
aposentados.

Que imensa sandice ! Claramente que o que cada aposentado deve receber
mensalmente e o fruto da poupanca compusoria a que ele foi obrigado a fazer
ao longo de 30 ou 35 anos, descontado regiamente todo mes do seu salario e
gerido pelo governo. Nao e o que se arrecada com o pessoal da ativa que deve
pagar os aposentados, e a poupanca particular que o aposentado
compulsoriamente fez que lhe garante receber a sua aposentadoria. A
contribuicao do pessoal da ativa e para garantir a aposentadoria futura
deles, nao para pagar aposentado.

PROBLEMA : Suponha que todo mes e descontado compulsoriamente de um
trabalhor 10% do seu salario e que o empregador contribua tambem com 10%(
sistema bi-partide ). Suponha que esses 20% ( geridos pelo governo ) sao
aplicados juros de 0.5% ao mes, que sao capitalizados ( A correcao monetaria
e um direito. Pode ser desconsiderada para este calculo ). Qual a quantidade
minima de anos que o trabalhador deve contribuir para que ao fim desse
periodo ele possa receber durante 20 anos o valor integral de seu ultimo
salario ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita
4,1150,120203