Re: [obm-l] probabilidade e combinatoria

3) Faça uma fila com os 2n objetos ( [2n]! possibilidades). Sua divisao em pares eh obtida assim: os dois primeiros da fila formam o primeiro par, os dois seguintes o segundo par etc.
Eh facil ver que ha dois problemas aih que fazem que a mesma divisao em pares corresponda a varias filas. O primeiro eh que dentro de cada par os elementos podem ser trocados de posiçao sem alterar a divisao em pares e alterando a fila ( o numero de maneiras de efetuar essa trocas eh 2^n. O segundo eh que voce pode trocar a ordem dos pares (n! modos) sem alterar a divisao em pares e alterando a fila.
A resposta eh (2n)! / [(2^n)(n!)]

Em Sat,  8 Feb 2003 19:55:37 -0200, amurpe <amurpe@bol.com.br> disse: