Re: [obm-l] Quadrados em um Quadriculado.

Ola Claudio e demais
colegas desta lista ... OBM,

Resposta correta ! A percepcao que mata a questao e ver que num "quadrado
normal"  de lado i cabem exatamente (i-1) "Quadrados inclinados". Assim, ser
QN(i) for o toal de quadrados de lados i, entao (i-1)*QN(i) e o total de
quadrados inclinados associados aos quadrados normais de lado i :

T(i)= QN(i) + (i-1)*QN(i) = i*QN(i)
Total de quadrados : somatorio de i*QN(i), i variando de 1 ate N. Como
claramente QN(i)=(N-i+1)^2, segue que :

Total de quadrados (T) : somatorio de i*(N-i+1)^2.

Vou colocar este somatorio de forma que ele seja conveniente para voce
responder o item 2.

T= somatorio de (i*(N-i+1)^2), i variando de 1 ate N.
T= 1*N^2 + 2*(N-1)^2 + 3*(N-2)^2 + ... + (N-1)*2^2 + N*(1^2)

T=
N^2 + (N-1)^2 + (N-2)^2 + (N-3)^2 + ... + 3^2 + 2^2 + 1^2
    + (N-1)^2 + (N-2)^2 + (N-3)^2 + ... + 3^2 + 2^2 + 1^2
              + (N-2)^2 + (N-3)^2 + ... + 3^2 + 2^2 + 1~2
                        + (N-3)^2 + ... + 3^2 + 2^2 + 1^2
...                                 ...               ...
                                        + 3^3 + 2^2 + 1^2
                                              + 2^2 + 1^2
                                                    + 1^2

A primeira linha e a soma dos N primeiros quadrados, que da :
BI(N,1) + 3*BI(N,2) + 2*BI(N,3)
A segunda linha e a soma dos N-1 primeiros qudrados, que da :
BI(N-1,1) + 3*BI(N-1,2) + 2*BI(N-1,3)
A terceira linha e a soma dos N-2 primeiros quadrados, que da :
BI(N-2,1) + 3*BI(N-2,2) + 2*BI(N-2,3)
e assim sucessivamente ... Vemos claramente que temos 3 colunas do triangulo
de Pascal. Podemos, pois, aplicar o teorema das colunas. Portanto, o
somatorio fica :

T=BI(N+1,2) + 3*BI(N+1,3) + 2*BI(N+1,4)
T=(BI(N+1,2) + BI(N+1,3)) + 2*(BI(N+1,3) + BI(N+1,4))
T=BI(N+2,3) + 2*BI(N+2,4)
T=(BI(N+2,3) + BI(N+2,4)) + BI(N+2,4)
T=BI(N+3,4) + BI(N+2,4) = BI(N+2,4) + BI(N+3,4)

T = BI(N+2,4) + BI(N+3,4)

Que grata surpresa ! Encontramos uma expressao ao mesmo tempo bela e simples
! Mais que isso : sao dois termos consecutivos da quinta coluna do triangulo
de Pascal. Como diria Goeth - "Sorvei, olhos meus, o que vos der a vida ...
A copiosa beleza no Universo difundida !" -, a beleza e realmente irma da
simplicidade ...

Agora e facil, certo ?  Existem dois termos consecutivos da quinta coluna do
triangulo de Pascal cuja soma e uma potencia de 10 ?

Oportunamente eu vou falar sobre "combinacoes lineares" de numeros binomias.
E uma terra prenhe de tesouros poucos explorados ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
6,1836,310103