[obm-l] RE: [obm-l] funções compostas

Eduardo,

Nesse tipo de questao, voce tem que usar a identidade:

(x + 1/x) ^ 2 = x^2 + (1/x)^2 + 2

Chame de (x+1/x) = t, entao, t^2-2 = x^2+(1/x)^2. Com isso, o problema
fica simples.

Entao,

(f0g)(x) = 3^[(x^2) + (1/x)^2]
(h0f)(x) = 81/(f(x)) = 3^4/(3^(x+1/x))

Usando a identidade que lhe mostrei anteriormente voce tera

(f0g)(t) = 3^(t^2-2)
(h0f)(t) = 3^(4-t)

Igualando ambas, teremos que t^2-2 = 4 - t ou ainda, t^2 + t -6 = 0.
Resolvendo, voce obtem t=-3 ou t=2. Portanto, x e dado por

x = (-3+sqrt(5))/2
x = (-3-sqrt(5))/2
x = 1

Portanto, o conjunto solucao esta entre [-6,1]. Letra (c).