[obm-l] mapa de quatro cores

Qual a situação atual do problema do mapa de quatro cores?

As referências que eu tenho dizem que a demonstração (comprovação) da Conjuntura de Guthrie, feita em 1977 por Appel e Haken, é vista "com reservas" pela comunidade matemática, pelo fato de usar computadores para fazer uma demonstração exaustiva de um sem número de casos particulares.

Isto mudou?

Já que estamos falando sobre demonstrações polêmicas, a visão que tenho - como não matemático - da demonstração do Último Teorema de Fermat feita por Andrew Wiles é que ela é também vista com reservas por ser - digamos - complicada, ou pelo menos que ela não é tida como "elegante".

É isso mesmo?

JF