Re:[obm-l] IME 96

> É dado um tabuleiro quadrado 4x4. Deseja-
se atingir o quadrado inferior direito a partir do quadrad
o superior esquerdo. Os movimentos permitidos são represen
tados pelas setas:

> De quantas maneiras isto é possível ?

 Eu estava observando as mensagens anteriores e vi que
para esse problema deram uma solução considerando
inicialmente 6 caminhos(SEM CONTAR AS DIAGONAIS). O
enunciado está vago, pois diz que deve-se partir do
quadrado superior esquerdo e chegar ao quadrado inferior
direito. Mas isso, na minha opinião, pode ser feito
partindo-se de qualquer vértice do quadrado superior
esquerdo e chegar a qualquer vértice do quadrado inferior
direito, que pode ser feito tanto com 8 caminhos,com 7,
como com 6, como com 5 ou como com 4 caminhos
inicialmente. Esta é a minha dúvida a respeito da
questão.

  Aproveito para pedir como se resolve a seguinte questão:

 Sejam Im( 1,2,3,...,m) e In(1,2,...,n), com m menor= n.
 Quantas são as funções f:Im-In estritamente crescentes?

 Obrigado

        Rafael

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/