Re: Re:[obm-l] IME 96

Caro Rafael:

Sobre o segundo problema, seja N(m,n) de funções estritamente crescentes
(f.e.c.'s) de Im em In, com m <= n.

Se F é uma tal função, então dados x e y em Im, com 1 <= x < y <= m, teremos
F(x) < F(y) ==> F é injetiva ==> F(Im) tem m elementos.

Pode-se tomar m elementos de In (que tem n elementos) de C(n,m) maneiras
distintas. Para cada um destes subconjuntos de m elementos de In, existe uma
única f.e.c. F cuja imagem é este subconjunto (vamos chamá-lo de X).

F é tal que:
F(1) = menor elemento de X;
F(2) = menor elemento de X - { F(1) };
F(3) = menor elemento de X - { F(1), F(2) }, etc.

Qualquer outra função G tal que G(Im) = X terá alguma transposição (isto é,
existirão x e y em Im, com 1 <= x < y <= m tais que G(x) > G(y) - caso
cont'rário, teríamos G = F ).

Assim, existe uma correspondência biunívoca entre f.e.c.'s de Im em In e
subconjuntos de In com m elementos.
Logo, N(m,n) = C(n,m) = n! / ( m! (n-m)! )

Um abraço,
Claudio.