Sent: Tuesday, January 07, 2003 5:30 PM
Subject: Re: [obm-l] Besouro Cartesiano

Interpretação física:

Para o trajeto do besouro passar pela origem é necessário e suficiente que o ângulo de incidência (medido com a normal) ao penetrar no segundo quadrante seja menor que o ângulo crítico. Se o ângulo for maior que o ângulo crítico, o besouro ricocheteia no eixo y ao invés de penetrar no segundo quadrante. Se o besouro fosse um foton, ele refletiria no eixo y em vez de refratar no segundo quadrante.

JF

http://scienceworld.wolfram.com/physics/SnellsLaw.html