[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] OBJETOS IMPOSSÍVEIS



Quanto a Escher eu acho que e topologia.Quanto aos paradoxos,este do barbeiro pode ser reformulado em teoria de conjuntos:considere o conjunto K cujos elementos sao conjuntos que nao estao dentro de si mesmos(por exemplo o conjunto de guarda-chuvas de sua mae nao e um guarda-chuva da sua mae,certo?E o conjunto de graos de areia na praia nao e um grao de areia na praia,certo?).Sera que K esta em K?E tambem:considere o conjunto de todos os conjuntos.ai BOOOM!

Podemos consertar esses tipos de paradoxo consertando a teoria dos conjuntos.Veja outro:

Considere o conjunto dos numeros naturais que podem ser escritos com menos de 21 palavras(em portugues).Por exemlo:um bilhao,o menor fator primo de 15443,quantas pessoas fizeram a OBM,quantos onibus estao circulando hoje,quantos estao lendo esse e-mail,cinco,e por ai vai.

O conjunto desses numeros e finito pois nao e mais que o numero de palavras existentes em todos os dicionarios ja escritos,escolhendo vinte delas,importando a ordem. Como este conjunto e de naturais e e finito ele deve ter um maximo..Seja n esse minimo Portanto

n mais um e o menor numero natural que nao pode ser escrito com menos de vinte e uma palavras.IHHHH!!!!

 "J.C. PAREDE" <joaocarlosparede@yahoo.com.br> wrote:

Devo apresentar um trabalho que consiste em desenvolver um conteúdo de Matemática com universitários que não são da área.

Vasculhando na biblioteca encontrei um livro que fala sobre objetos impossíveis (tipo o cubo de Escher). Pensamos em abordar tal tema. Porém não sabemos a que área da Matemática pertence tal tópico, de modo a obtermos maiores informações. Num livro que fala sobre estas figuras, ele comenta por cima que estas figuras são possíveis na geometria plana porém impossíveis na geometria espacial.

Qual área da Matemática estuda objetos desta forma (topologia, geometria euclidiana, alguma geometria não-euclidiana...)?

Também vimos alguns paradoxos envolvendo lógica (tal como o paradoxo do mentiroso ou o do barbeiro, comentado recentemente na lista). Existem paradoxos que não necessitem um profundo conhecimento de matemática mas que não sejam de lógica, ou seja, mais "numéricos" ou "algébricos"?

JOÃO CARLOS PAREDE - (mais um aluno da UFRGS na lista)



 JOÃO CARLOS PAREDE



Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet



Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet