Re: [obm-l] sistema de equações

On Sat, Jan 04, 2003 at 12:25:56AM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Olá pessoal,
>
> Observem o sistema abaixo e no final eu direi minha dúvida:
>
> 3a + 4b - 10 = 0
> -b = 6a + 1
>
> Se o par (a, b) é solução do sistema, então:
>
> a) a+ b= 1/3         d)a - b= 11
> b) a^b= -8/9          e) a*b= 2
> c) b/a= -9/2
>
> A altenativa certa é a "c", eu tentei o método da substituição e adição, mas
> não consegui chegar no resultado. Para resolver este tipo de questão é
> necessário olhar o gabarito, ou se chegaria ao mesmo resultado se não tivesse
> [...]
---end quoted text---

Eu resolvi esse sistema por substituicao mesmo, jah q jah temos b
isolado e cheguei a resposta a = 2/3 e b = -3. Tendo isso eh calcular
o que ele pede nas alternativas e comprar os resultados:
a) a+b = 2/3 - 3 = (2-9)/3 = -7/3  (alternativa falsa)
b) a^b = (2/3)^(-3)  (falsa)
c) b/a = (-3)/(2/3) = (-3*3)/2 = -9/2  -> verdadeira

[]'s
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>