Re: [obm-l] Derivadas

Falai frizu..

   Eu prefiro a definição por tangência, física é um porre. Vamos lá. Dada uma
função f(x) contínua num intervalo [a,b]. Queremos aproximar essa função por
uma reta, digamos que por razões computacionai (é muito mais fácil calcular
uma expressão do tipo y = ax + b do que y = arctanh(x^n)/e^x).
    Vide figura em anexo. Dado um ponto (x0,f(x0)) = (x0,y0) pertencente ao
gráfico da f. Qual é a equação de uma reta que passa por esse ponto?
    r:   y - f(x0) = m(x-x0)
         y = f(x0) + m(x-x0)
         Reparemos que o lado direito da expressão, fixados x0 e m, depende
somente de x, colocando em notação de função:
         t(x) = f(x0) + m(x-x0)
         O que queremos fazer é trocar os valores de f(x) pelos valores dessa
nova função t(x). É fácil notar que: t(x0) = f(x0) + m(x0-x0) = f(x0). E que
lim [x -> x0] f(x) - t(x) = 0. (eq. 1)
          Ou seja, quando x se aproxima de x0, qualquer que for a reta que
tomemos, nossa aproximação vai ter um erro cada vez mais próximo de 0.
          A pergunta que se faz é a seguinte: qual dentre todas essas retas é
a que melhor se aproxima de f(x)? Ou em outras palavras, existe m tal que:
       lim [x -> x0] (f(x) - t(x))/(x-x0) = 0   ? (eq 2.)
          Analisando essa expressão com mais cuidado: temos um quociente de
dois números indo para 0. Isso significa que o numerador é muito menor que o
denominador. Mas nós já sabemos que o numerador tende a 0 quando x tende a x0
(vide eq. 1), e que obviamente x-x0 tende a 0 quando x tende a x0. O que isso
quer dizer é que o numerador está tendendo a 0 muito mais rapidamente que o
denominador, de forma que o erro que nós cometemos ao aproximar f(x) por t(x)
vai ser em módulo inferior a x-x0.
         Voltando a eq2, podemos rescreve-la voltando t(x):
        lim [x->x0] (f(x) - f(x0) - m(x-x0)) / (x-x0) = 0
        lim [x->x0] (f(x) - f(x0)) / (x-x0)   - m(x-x0)/(x-x0)) = 0
        lim [x->x0] (f(x) - f(x0) / (x-x0) - m) = 0
        Mas lim [x->x0] (f(x) - f(x0) / (x-x0) é por definição a derivada de
f(x) em x0, logo:
         f'(x0) - m = 0 <=> m = f'(x0).
          Definimos então y = f(x0) + f'(x0) (x-x0) como a *reta tangente* ao
gráfico de f em (x0,f(x0)), sendo ela a única reta que goza dessa
propriedade. Logo, não só a explicação de derivadas por tangência não é fraca
como a *própria definição* de tangência vem das derivadas.
          Quando ao que você comentou sobre as funções trigonométricas,
exponenciais, a derivada é um número, que você calcula em um dado valor do
domínio da função. Ela por si só não é a equação de reta, e sim o coeficiente
angular da reta.
          Seja g(x) = sin(x). Qual é a reta tangente ao gráfico de g(x) no
ponto (pi/3,sin(pi/3)) ?
           y = g(pi/3) + g'(pi/3) (x - pi/3)
           y = sin(pi/3) + cos(pi/3) (x - pi/3)
           y  = 1/2 + sqrt(3)/2(x - pi/3).
           E o análogo para as funções exponenciais e quaisquer outras, a
derivada, se existe, é um número.
           Quando estamos trabalhando com funções de duas ou mais varíaveis as
coisas não mudam muito, o que se passa a definir é plano tangente, superficie
tangente, etc, de forma parecida com que se defini a reta tangente.

--
[]'s
Fernando Henrique Ferraz Pereira da Rosa

grafico1.eps