Re: [obm-l] Amigo secreto...

Um processo extremamente eficiente de fazer um sorteio de amigo oculto
eh fazer uma permutaçao (isto eh, colocar os nomes das pessoas em fila)
das pessoas. Ai o primeiro da fila presenteia o segundo, o segundo
presenteia o terceiro,..., o ultimo presenteia o primeiro. Tal processo
nao gera ciclos pequenos (isto eh, nao ha um grupinho de pessoas que
trocam presentes entre si), que costumam tumultuar a mecanica da
distribuiçao de presentes e eh facilmente implementado computacionalmente
(basta gerar numeros aleatorios ; quem recebe o menor eh o primeiro
etc.) e evita falsas meladas de sorteio (em sorteios feitos com
papeizinhos, eh comum quem sorteia o mala do grupo dizer que sorteou a
si mesmo).
Alem disso, sorteios com papeizinhos so tem cerca de 36% de
probabilidade de darem certo (isto eh, de nao haver um cara que sorteou
a si mesmo). A esse respeito leia um artigo do Gugu na RPM de cujo
numero nao recordo agora, mas que alguem certamente indicarah.