Re: [obm-l] LOGARITMO NATURAL DE -1

Olá de novo,

Mexer nos complexos é muito mais simples que nos reais pois os resultados
são mais interessantes, porém deve-se tomar mais cuidado. Geralmente as
funções nos complexos são definidas de forma análoga a dos reais. No caso da
exponencial temos o seguinte:

e^z  = 1 + z +z^2/2!+z^3/3!+....

Desta forma, pelo estudo de séries nos complexos vemos que o raio de
convergência é infinito, ou seja, e^z é dada por esta definição para todo z
pertencente a |C. Definindo log(z) do modo como disse nos outros emails é
óbvio que e^log(z) = z. Quanto a questão da multivalência, é um pouco
complicado explicar por email, se alguém puder me dar uma ajuda aqui seria
bom. A demonstração dada pelo Marcelo só é válida num ramo em que Pi está no
contradomínio de Arg(z).

Última coisa que eu acho importante dos complexos: a função dada por a^w,
onde w está em |C é definida por a^w = e^(w*log(a)), e aí entra a questão de
qual log estamos usando, pois caso não se leve isso em consideração
teríamos: (a^z)^w=a^(z*w) o que facilmente pode-se ver não é bem verdade
pois se fosse: 1 = e^(i*Pi/2) elevando ao quadrado ambos lados: 1 = e^(i*Pi)
= -1, absurdo! então é delicado trabalhar com função em |C mas é mais fácil
devido as fórmulas e equações de Cauchy.

Atenciosamente,
Caio Augusto