From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
[mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of Igor GomeZZ
Sent: Tuesday, October 22, 2002 8:31 PM
To: OBM
Subject: [obm-l] Ajuda: Breves Explicações

1) Sobre a identidade de Euler, que apareceu a pouco na lista:

Z = k(cos(Theta)+isin(theta)) = ke^i(theta)

Alguém pode me dar um exemplo de quando posso usá-la?

2) Sobre a discussão da questão: "quantos zeros (?, ou dígitos)
apresenta
1000!:

Apareceu o seguinte teorema:

------
o a proxima potencia de 5 ultrapassa 1000. Ou tb, existe um teorema que
diz que o expoente de um fator primo p de um numero n, em sua fatoracao,
eh
dado por:
    inf
e= sum(parte inteira de)[n/p^k]
    k=1
bom, espero que tenha sido claro, somatorio do piso de n/p^k..fazendo
n=1000
e p=5, dah 249 =)
------

Por exemplo, qual o expoente de 5 na fatoração em primos de 12!:

e = sum(n/p^k, k=1..inf)

n = 12, p = 5

Onde, "e" dah 3 (o correto eh 2, pelo maple -ifactor)... :(

Qualquer ajuda, eh lucro :)

Fui!

#######     Igor GomeZZ     ########
 UIN: 29249895