Re: [obm-l] bolinhas

On Wed, Oct 23, 2002 at 11:01:46AM -0200, Wagner wrote:
> Oi para todos!
>
> Esse problema é famoso e tem resposta para 3^n bolinhas em que n é o nº de
> pesagens (mas ai é só uma resposta).  Nesse problema se usa uma balança de 2
> pratos e é preciso saber se a bolinha  é mais leve ou mais pesada,
> vou considerar que seja mais pesada.  1ª

Isto não é correto para o problema enunciado.

Há uma confusão aqui com um *outro* problema clássico (bem mais fácil)
em que sabemos a priori que a moeda (ou bolinha) diferente é
mais pesada (ou leve) que as outras. O problema enunciado *não* é este.

Aliás eu já mandei duas mensagens para a lista indicando onde o problema
originalmente proposto (o mais difícil) está discutido, só estou mandando
esta terceira para tentar esclarecer o mal entendido.

[]s, N.