[obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] a matemática das eleições

>Olá colega Artur Costa Steiner e demais participantes da discussão,
>
>vou fazer uma análise simples, quase ridícula sobre o problema.
O seu raciocínio faz sentido. Mas os dados divulgados pelo TSE não fornecem,
usualmente, todos os elementos. Geralmente só temos os percentuais de cada
candidato sobre os votos válidos até então apurados.

Alternativamente ao que vc apresentou, podemos também apresentar o seguinte
raciocínio. Suponhamos conhecidos os percentuais de cada candidato(p1,
p2...),  sobre os votos válidos, o total já apurado de votos válidos, V, e o
total de votos que faltam a apurar, N  (o que me parece que não é
perfeitamente conhecido, face às  abstenções e ao fato de que as urnas não
são interligadas). Um candidato estará seguramente eleito se, para ele,
tivermos que pi . V> (V + N)/2

Artur

> [...]
>Só que D/N tem o empecílho de comparar a quantidade de votos que separa o
>1o. do 2o. na quantidade total de votos, daí usamos um artifício
>D/N = D/M . M/N
>A primeira grandeza D/M = diferença de porcentagem entre o 1o. e 2o. até o
>momento, e M/N = a porcentagem de votos apurados.
>Resumindo a discussão: podemos garantir com absoluta certeza que o 1o.
>candidato acabará em primeiro lugar se e somente se
>(A porcentagem de votos a aparar) for menor que o produto da (Diferença de
>porcentagens entre 1o. e 2o. lugares) e (A porcentagem de votos apurados).

winmail.dat