[obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] a matemática das eleições

Olá colega Artur Costa Steiner e demais participantes da discussão,

vou fazer uma análise simples, quase ridícula sobre o problema.

Seja N o total de votantes.
Seja M o total de votos já apurados.
Seja D a distância entre o maior e o segundo em Quantidade de votos.

Para garantirmos que o primeiro já seja o vencedor é preciso que N - M < D,
ou seja, os votos a apurar não superem D. Daí garantimos que mesmo que todos
os votos restantes ( N - M ) sejam para o segundo candidato ele não atingirá
o primeiro. Dividamos por N
1 - M/N < D/N
Nós sabemos identificar 1 - M/N facilmente, é a porcentagem de votos AINDA
NÃO APURADOS.
Só que D/N tem o empecílho de comparar a quantidade de votos que separa o
1o. do 2o. na quantidade total de votos, daí usamos um artifício
D/N = D/M . M/N
A primeira grandeza D/M = diferença de porcentagem entre o 1o. e 2o. até o
momento, e M/N = a porcentagem de votos apurados.
Resumindo a discussão: podemos garantir com absoluta certeza que o 1o.
candidato acabará em primeiro lugar se e somente se
(A porcentagem de votos a aparar) for menor que o produto da (Diferença de
porcentagens entre 1o. e 2o. lugares) e (A porcentagem de votos apurados).

Eduardo.

From: "Artur Costa Steiner" <artur@opengate.com.br>