[obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Re: [obm-l] a matemática das eleições

Olá amigos!

Eu acho que de fato o problema é mais difícil, por ser aleatório o
número de votos válidos. Vou dar um exemplo extremo, sem significado
real, mas que espelha matematicamente o que quero dizer. Suponhamos que,
numa eleição, haja 2 canditados, A e B, e 1000 eleitores, quase todos
extremamente insatisfeitos com ambos os candidatos. Admitamos que todos
os eleitores tenham comparecido às urnas e que, apuradas 90% das mesmas
(logo 900 votos), tenham se verificado apenas 10 votos válidos, todos em
favor do candidato A. Neste momento, A detém, portanto, 100% dos votos
válidos, podendo dar a equivocada impressão de que já conseguiu 0,9m X
100 = 90% dos votos e está eleito. Mas como, na realidade, ele só
conseguiu 10 votos e restam 100 a apurar, ele pode perfeitamente perder
a eleição, até mesmo por larga margem.

O que complica é que as proporções de votos de cada candidato são
computadas sobre o total de votos válidos apurados até o momento da
divulgação. Os votos válidos restantes constituem uma variável
aleatória, da mesma forma que os votos para cada candidato. É um
processo Bayesiano, visto que as probabilidades vão se alterando à
medida em que aumenta o nível de conhecimento agregado pela marcha das
apurações.

Isto foi comentado no último domingo, na televisão, por um professor da
USP, a respeito do confronto Lula X Serra. Antes de começarem as
apurações, o professor estimou em 91% a probabilidade de haver segundo
turno; apuradas cerca de 50% das urnas e verificando-se Lula com cerca
de 46% dos votos válidos, o professor afirmou que a probabilidade do
segudo turno subira para 99%.

Abraços
Artur

=