[obm-l] En: Questão de Geometria

----- Original Message -----
Sent: Friday, September 06, 2002 10:56 AM
Subject: Questão de Geometria

Ei pessoal
Acho que todos conhecem a questão de geometria que existe uma circunferência e duas tangentes. As tangentes se encontram num ponto P. Ligamos os pontos de tangência que determinam os pontos A e B. Do segmento AB levantamos uma  perpendicular que toca a circunferência no ponto C. Dados os valores das distâncias C até a reta AP; e de C até BP. Calcule o valor da perpendicular.
(Não está muito claro de entender o enunciado pois eu escrevi com pressa.)

Essa questão jah caiu no Colegio Naval/2001 e me disseram que ela caiu no IME, e também ela está num livrinho preto do prof. Eduardo Wagner.
Para todos que conhecem tal questão e principalmente ao Prof. Eduardo Wagner, pergunto:
* Essa questão eh nível IMO?
* Quem eh o autor dessa questão?

Valeu!!
Leonardo Borges Avelino