[obm-l] Re: [obm-l] Tradução de Problema

Ola Duda e demais colegas
desta lista ... OBM-L

O que precisa ser mostrado é exatamente o que pede o enunciado do problema :
as cem cartas sobre a mesa com os numeros de 1 a 100 visiveis, sem faltar
nenhum deles ...

Em que consiste o problema ?

Nao e evidente que - INDEPENDENTE DA MANEIRA COMO OS NUMEROS FORAM GRAFADOS
NOS DOIS BARALHOS - seja possivel exibir os 100 numeros, sem que haja
omissao de algum numero. A parte matematica ( algoritmica )da questao
consiste precisamente em mostrar que uma tal exibicao sempre é possivel.

Uma parafrase do problema pode ser : Mostre como isabel pode escolher cada
carta, determinando qual numero ficara por cima e qual ficara por baixo, de
forma que no final da centesima escolha as faces visiveis exponham os 100
numeros naturais.

Uma sintaxe adequada pode ser :

Sejam A e B os baralhos. Ao escolher uma carta de um dos baralhos ( digamos,
do baralho A ) teremos um par (V,I) em que V e o numero que ficara pra cima
( visicel ) e I o numero que ficara pra baixo ( invisivel ).O Mesmo vale
para o baralho B.

O inicio de um algoritmo pode ser :

1) Escolha a carta do baralho A onde esta o numero 1. Seja X o numero que
acompanha 1 no baralho A. Colocamos a carta na forma (1,X).
2) Procure a carta do baralho B que tem o numero X. Seja Y o numero que
acompanha o numero X no baralho B. Colocamos esta carta na forma (X,Y)
3) Y=1 ?
Se nao, procure no baralho A ...

E assim sucessivamente. Voce deve mostrar que o algoritmo descrito permite -
INDEPENDENTE DA MANEIRA COMO OS NUMEROS FORAM GRAFADOS NOS DOIS BARALHOS -
exibir as 100 cartas com  os 100 numeros visiveis, sem que nenhum seja
omitido.

Eu nao parei para analisar se o algoritmo acima funciona. Estou apenas
explicando o que e problematico e o que o problema requer. Muito
provavelmente ha um algoritmo otimo para a questao, que e trivial.

Um abraco a Todos
Paulo Santa Rita
4,1958,140802