[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Tradução de Problema

Paulo,

eu estava lendo o problema achando que ele iria pedir outra coisa, por isso
minha dificuldade de interpretar o óbvio.

Agora que consegui entender, agradeço pelas suas palavras.

Encontrei um algoritmo muito simples, provavelmente o que a banca tinha em
mente.

Misture os dois baralhos, o que vamos ter são cartas (A|B) de forma que A é
diferente de B e cada número aparece em exatamente duas cartas. Comece pela
carta (1|X) aí encontre a carta (X|Y) e assim por diante até que se chegue a
(Z|1). Formamos uma roda desses dominós, por exemplo: (1|5), (5|2), (2|91),
(91|56), (56|1). Pegamos um dominó dos que não foram escolhidos e fazemos
uma roda do mesmo jeito. No final vamos ter uma porção de rodas. Colocamos
os dominós na mesa na ordem da roda: (1|5), (5|2), (2|91), (91|56), (56|1).
Daí cada dois números iguais vão estar em posições opostas, portanto temos a
construção pedida.

Eduardo.

From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
> Ola Duda e demais colegas
> desta lista ... OBM-L
>
> O que precisa ser mostrado é exatamente o que pede o enunciado do problema
:
> as cem cartas sobre a mesa com os numeros de 1 a 100 visiveis, sem faltar
> nenhum deles ...
>
> Em que consiste o problema ?
>
> Nao e evidente que - INDEPENDENTE DA MANEIRA COMO OS NUMEROS FORAM
GRAFADOS