Re: [obm-l] IMO dia 1, Q2 (solucao)(comentario de JOHANN)

Mas tu e um porre hein Cohen??????
Pra que complexos se da pra fazer com Geometria
Cearense(marcar angulos ate se cansar)?
Essa soluçao e parecida com a do Daniel Uno para
a questao 1 da IMOP da Coreia(veja Eureka 9 no
site da OBM).

Eu nao vou passar a soluçao integral que eu
fiz.Mas essas dicas ja dao conta do recado.
Prove que os triangulos AOF e AOE sao
equilateros.
Chame angBOE=4x e calcule todos os angulos em
funçao de x.Desenhe o ponto I incentro de CEF(que
deve ser o J,certo?).Provaremos que
angDAO=angAOI,o que acarreta o paralelismo.
Veja que CA e bissetriz de angECF,logo I
e encontro de CA e a bissetriz de angEFC.
Agora faça o arrastao(marque tudo que e angulo)e
pronto!!!!!!!!E so ver depois de infindaveis
contas que OAJ e isosceles.
Como brincadeira prove que EOJF e ciclico(olhe
para AO,AJ,...
 --- Marcio <mcohen@iis.com.br> escreveu: > Essa
eh para fortalecer os numeros complexos (o
> enunciado "traduzido" esta
> no final).
> Q2)  Vou usar a' para representar o conjugado
> de a. Os lemas abaixo sao
> usados toda hora em problemas de geometria, e
> por isso eu os coloquei em
> "evidencia".
>
> 1. Suponha, spg, q o circunraio de ABC eh 1.
> Ponha B=-1, C=1, A=a^2 =
> cis(2x); a = cis(x),
> com 30<x<90. Note que a' = 1/a, (a^2)'=1/(a^2).
> Lema1: Se x e y sao pontos do circulo unitario,
> a reta que os une tem eq. z
> + (xy)z' = x+y.
> [...]

Yahoo! PageBuilder
O super editor para criação de sites: é grátis, fácil e rápido.
http://br.geocities.yahoo.com/v/pb.html