[obm-l] Re: [obm-l] Dúvida Pertinente

Ola Saya,

PASSO 1) Se "Ra" for o numero de rapazes na Escola "A" e S(Ra) a soma de
suas notas, o primeiro dado da tabela permite-nos escrever :

S(Ra)/Ra=71 => S(Ra)=71*Ra

PASSO 2) Igualmente, representando por "Ma" o numero de mocas na Escola A e
por
S(Ra) a soma de suas notas, o segundo dado da tabela fornece :

S(Ma)/Ma=76 => S(Ma)=76*Ma

PASSO 3) O terceiro dado da tabela informa que :

[ S(Ra) + S(Ma) ]/[Ra+Ma]=74
S(Ra)+S(Ma)=74*Ra + 74*Ma
Mas, pelo que ja vimos : S(Ra)=71*Ra e S(Ma)=76*Ma. Portanto :

71*Ra+76*Ma=74*Ra+74*Ma => 2*Ma=3*Ra => Ma=(3*Ra)/2

PASS0 4) Repita agora os tres passos acima para a Escola B. Claramente que
isto vai lhe fornecer Mb como funcao de Rb ...

Dado que foi dado a media dos rapazes nas duas Escolas, podemos escrever :

[S(Ra)+S(Rb)]/(Ra+Rb)=79
Mas S(Ra)=71*Ra e S(Rb)=K*Rb ( K voce ja achou no passo 4 )
substituindo na equacao, voce vai encontrar uma relacao entre "Ra" e "Rb".

Agora, pense assim : Eu posso expressar todos os dados que intervem na media
que quero encontrar em funcao de "Ra" ( ou "Rb" ). Logo, quando eu montar a
relacao, os "Ra" serao cancelados e surgira um numero puro, que e a media
que eu procuro. E pronto !

E nao se esqueca de avisar a AUTORA do problema que, nao obstante nas
Escolas "A" e "B" o desempenho das mocas ser sempre melhor que os dos
rapazes, quem aqui resolveu o problema foi um rapaz.

"Trink, o Auge, was die Wimper haelt, von dem goldnem Ueberfluss
der Welt!"

Saudacoes
Paulo Santa Rita
7,2309,200702

>From: SSayajinGoten@aol.com
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] Dúvida Pertinente
>Date: Sat, 20 Jul 2002 19:18:44 EDT
>
>Bem, estou com uma questão de MÉDIA aqui que por meio algum estou
>conseguindo
>sair, queria saber se alguem poderia me ajudar a chegar a uma solução para
>tal problema:
>
>Todos os estudantes das escolas A e B participaram do vestibular da UERJ no
>último domingo. As médias dos rapazes, das moças e de ambos nas respectivas
>escolas estão na tabela abaixo, bem como, as média dos rapazes nas duas
> [...]

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br