[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] En: [obm-l] Uma questão de física

Oi Duda e demais colegas
desta lista OBM-L,

>Oi Paulo,

>Não sei se entendi direto. Antes o princípio era:
>As leis da mecânica são validas em referenciais inerciais uns em >relação
>aos outros. E agora vale uma versão mais forte:
>As leis da física são válidas em referenciais incerciais uns em >relação
>aos outros?

Correto ! Com Einstein nao so os fenomenos mecanicos, mas todos os fenomenos
( da Fisica que Einstein conhecia ! )receberam uma expressao invariante em
relacao a referencias inerciais. Perceba aqui que as leis da fisica sao
RELACOES ENTRE GRANDEZAS e nao GRANDEZAS. As medidas de uma grandeza pode
mudar de um referencia em relacao ao outro, mas a relacao entre elas nao.
Dai o enunciado fundamental do Einstein, dai tambem o fato de o calculo
tensorial ser o instrumento mais adeguado para expressar as lei fisicas,
pois suas expressoes sao invariantes em relacao a mujdancas de sistemas de
coordenadas.

>Qual a diferença entre referenciais inerciais e referenciais
>não->inerciais? Para um referencial ser não-inercial você deve estar

Correto ! Se o meu sistema inercial detecta um referencial nao-inercial
entao os referencias nao podem trocar expressoes corretas sobre os fenomenos
fisicos.

>Novamente a pergunta: qual a diferença básica entre estar fora do >carro
>(por exemplo) que gira em torno de um ponto, e estar dentro do >carro? Os
>dos referenciais são inerciais, se assim os definirmos. No >primeiro caso,
>existirá a força centrípeta atuando no carro; no >segundo caso, existirá
>(sim!) uma força atuando no indivíduo sentado >no carro impulsionando-o
>para fora do carro (a fictícia força >centrífuga).
>Estou precisando de algumas explicações.

Nao podemos definir assim ... Se definirmos o terra como referencial
inercial, faremos medidas e verificaremos que o carro acelera, retarda, faz
curvas, logo, nao e inercial. Logo, nao e um local adequado para
descrevermos corretamente os fenomenos que la passam : surgirao forcas
ficticias, tal como a forca centrifuga.

Em verdade, a terra nao e um referencial inercial, pois o seu movimento
interfere nas medidas que fazemos, mas e uma influencia desprezivel para o
tipo de fenomeno que estamos discutindo. Portanto, para efeitos praticos, as
medidas "da terra" sao validas para trocarmos com outro referencial que
porventura aparece na discussao.

E importante fixar o seguinte : nao existe referencial absoluto, em relacao
ao qual todas as medidas apresentariam seus "verdadeiros" valores. Neste
sentido, os referencias-inerciais sao "objetos indefinidos" que nos permitem
raciocinar com rigor sobre os demais fenomenos.

Para conhecer detalhadamente as forcas ficticias, leia :

Mecanica Fisica
LPM Maia
(Volume 2)
Nao me lembro a editora

Para um esclarecimento pormenorizado disso, estude por :

Teoria da Relatividade Restrita
David Resnick
Livros Tecnicos e Cientificos

OBS : E bom que voce tenha feito antes um bom curso Basico de Fisica
Elementar, tipo os 4 volumes do Halliday ou os 3 volumes do Allonso Finn.

Eu apenas reproduzi o que aprendi nos livros acima e em muitos outros, mas
confesso que esta lei inercial nunca me convenceu deveras ... Eu sinto -
mais ainda nao sei exprimir este sentimento em equacoes - que a lei inercial
abriga um imenso preconceito milenar, que precisa ser ultrapassada e que o
principio da equivalencia foi o primeiro passo neste sentido ...

O principio da equivalencia pode ser enunciado assim : O MOVIMENTO GERA A
LEI ... Estranho ? Aqui vai uma formulacao precisa :

Nos nao podemos fazer nenhuma experiencia que nos permita distinguir se
estamos em um campo gravitacional uniforme ou em um referencial com
movimento retilineo uniformemente variado.

Significa este principio que um referencial em MRUV provoca todos os
fenomenos que seriam provocados por um campo gravitacional uniforme. Vale
dizer que estamos trazendo para o dominio de nossa consciencia aquilo que
ordinariamente atribuimos a uma entidade fisica independente do observador :
a forca fisica. Isto e quase a enunciacao de um principio antropico ...

Talvez exagerando um pouco, e como se disessemos : Olha, esse mundo ai fora,
mundo "objetivo" e apenas a producao de um estado de ser de nossa
consciencia... O que existe realmente somos nos, a nossa consciencia, O
nosso interior... Ele e o verdadeiro referencial que pode ser medida para
todas as coisas... Nos, seres humanos, somos o ALFA e o OMEGA da criacao !

Bom, eu vou ficando por aqui

Um abraco
Paulo Santa Rita
5,1142,110702

>Eduardo Casagrande Stabel.
>Porto Alegre, RS.

Converse com seus amigos online, faça o download grátis do MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br