[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] En: [obm-l] Uma questão de física

Ola Carissimos Jose Francisco,
Duda e demais colegas desta lista OBM-L,

Estou entrando neste papo porque ...

1) E dirigido a lista. Logo, publico. Logo, todos podem opinar.
2) Tem por protagonistas duas pessoas excelentes que eu conheco.
3) Acredito que pode ser de utilidade minha mensagem.

As LEIS DA FISICA sao validas em REFERENCIAIS INERCIAIS uns em relacao aos
outros.

O Principio acima foi estabelecido por Einstein, em sua Teoria da
Relatividade. Antes, valia o Principio de Galileu : As LEIS DA MECANICA sao
validas em REFERENCIAIS INERCIAIS uns em relacao aos outros.

Bom, de que maneira este principio se liga a nossa discussao ? Simples : as
forcas centrifugas surgem em REFERENCIAIS NAO-INERCIAIS, dai serem chamadas
de FORCAS FICTICIAS ( a forca de coriolis e um outro exemplo bem conhecido
). Nao existe, pois, FORCA CENTRIFUGA.

Existe FORCA CENTRIPETA ! Mas esta forca e uma forca de contexto, vale
dizer, nao ha um propriedade geral da materia que crie e exerca uma tal
forca. E o contexto que vai indicar quais forcas geram a FORCA CENTRIPETA.
No caso de uma pedra que gira, amarrada a um barbante, atuam claramente o
peso e a tracao do barbante : E O SOMATORIO DESTAS FORCAS QUE, EM CADA
INSTANTE, DETERMINA A FORCA CENTRIPETA QUE JUSTIFICA O MOVIMENTO CIRCULAR.

Se, de alguma forma, nos pdermos controlar a tracao no barbante de forma que
a componente tangencial seja nula, o movimento sera CIRCULAR UNIFORME, isto
e, tera uma velocidade vetorial de modulo constante.

E meramente uma questao de comodidade quando nos afirmamos que uma "forca"
nos puxa para fora quando estamos num carro fazendo uma curva. Tal forca nao
existe. Simplesmente nos estamos num referencial acelerado (ou retardado)
que nao e um local adequado para descrever os fenomenos fisicos ( Trata-se
de um referencial nao inercial ).

Durante muito tempo as pessoas supunham que uma forca dirigida para o centro
jamais poderia manter um corpo em orbita de outro, pois, imaginavam, O CORPO
DEVE CAMINHAR E SE CHOCAR COM OCENTRO DE ATRACAO ! Newton sabia disso e
reiteradamente mostrava como COLOCAR UMA GRANDE PEDRA girando
permanentemente em torno da terra. Em verdade, a grande pedra esta sempre
caindo, SE DIRIGINDO PARA O CENTRO DE ATRACAO, apenas nunca ACHA O CHAO.

Parece que Newton foi muito criticado na epoca pelos HOMENS PRATICOS E DE
PODER POLITICO de entao, pois perguntavam-lhe PARA QUE SERVE SABER COMO
COLOCAR UMA GRANDE PEDRA GIRANDO EM TORNO DA TERRA. Mas, infelizmente,e
sempre assim, existem OS HOMENS QUE DECIDEM e os HOMENS REALMENTE DECISIVOS.
E parece que a razao entre suas inteligencias de 1 para o infinito ...

A forca peso jamais podera anular a centripeta, pois, neste caso, nao
teriamos como justificar o movimento circular. Todavia, o peso pode se
tornar a forca centripeta. E ate um problema classico determinara a
velocidade minima com que devemos empurrar um carrinho sobre um trilho para
que ele faca um loop que esta a sua frente. Simplesmente forcamos que no
ponto mais alto do loop tenhamos a forca peso como a forca centripeta.

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1201,100702

>Existe mesmo essa força centrífuga dirigida para fora? Eu pensei que as
>únicas forças atuando sob a pedra fossem a Tração da corda e a força >Peso.
>Bom, mas mesmo no caso de existir a força centrífuga (eu ouvi no >segundo
>grau que essa era uma força de expressão, digo, para explicar >por que numa
>curva temos a sensação de estarmos sendo forçados para >fora, o que na
>verdade é só a inércia do movimento) num ponto da >trajetória da pedra que
>não seja o mais alto nem o mais baixo, o peso >vai fazer com que reste uma
> [...]

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br