Re: [obm-l] dois problemas

Sauda, c~oes,

Não verifiquei mas considero o problema 1
resolvido. Obrigado.

Quanto ao 2o, como ninguém se manifestou
e já desconfiado desde o começo, enviei-o
pro prof. Rousseau. Vejam sua resposta:

===
Dear Luis:

   I just sent a solution of the Knuth problem via telescoping sums.
As for the other question, I would be exceedingly surprised if
the series in question has closed form sum.  Of course, one can
re-express the series sum as an integral; a quick calculation gives

\int_0^1 x^{x+1} dx,

and I am confident that one prove (using the Risch algorithm) that
x^{x+1} has no antiderivative in elementary terms.   While this
doesn't completely settle the issue, it comes close.
===

Para registrar, o problema 2 era

2) Calcule S = 1 / (1+n)^n =
= 1 + 1/2 + 1/3^2 + 1/4^3 + ....

Agora uma pergunta: alguém conhece esse algoritmo
de Risch? Nunca ouvi falar disso. E então aquela outra
soma que apareceu por aqui - S = \sum 1 / n^n  -
recentemente deve ter o mesmo tratamento e conclusão:
nada de forma fechada.

[]'s
Luis