[obm-l] Analise Combinatoria, conceitos militares

Para evitar problemas que V poderia ter se estivesse na conferência no
auditório do IME, duas pequenas correções quanto à parte não matemática do
problema: (1) almirantes, generais e brigadeiros são oficiais generais, e
não oficiais superiores (na marinha os oficiais superiores são os capitães
de corveta, fragata e mar-e-guerra, e no exército e aeronáutica os majores,
tenentes coronéis e coronéis); (2) marinha, exército e aeronáutica são
"forças" e não "armas" ("armas" - conceito que só se aplica ao exército -
são infantaria, cavalaria e artilharia).

Se é para levar a frescura um degrau acima, sendo o IME uma "OM"
(Organização Militar), os oficiais generais estariam assentados de acordo
com sua "antiguidade" (hierarquia): o mais "antigo" ao centro e os mais
"modernos" alternadamente à direita e à esquerda dele.

Para evitar esta v.... toda, sugiro trocar no enunciado do problema
"conferência" por "jogo de futebol", "IME" por "Maracanã"; "auditório" por
"geral", "7 oficiais" por "7 torcedores" e "generais, almirantes e
brigadeiros" por "flamenguistas, fluminenses e vascaínos".

Não sei como V faria para evitar uma p... briga na geral do Maracanã!

JF

PS: considerem isso uma pausa para recreio, tal como nos tempos de escola.