Re: [obm-l] Conicas e Latus Rectum

> Como mostrar que a menor corda focal de uma elipse eh sempre perpendicular
> ao eixo maior?

Vamos la.
Ponha a elipse nos eixos na posicao canonica: centrada na origem e com o
eixo maior sobre o eixo X. Sejam: a 0 semi eixo maior, b o menor F = (c, 0)
o foco da direita e,  e = c/a, a excentricidade. Seja P = (x, y) um ponto
qualquer da elipse.
Usando a definição de elipse, PF + PF' = 2a, mostre que PF = a - ex.
Seja PF = r e seja ainda t o angulo XFP.
Tem-se entao a partir da relacao anterior:
r = a - e(c + rcost), o que da
r = (b^2)/(a (1 - e.cost)).
Logo, r = PF sera minimo quando t = 90 graus.

Abraco,

Wagner.