Re: [obm-l] Conicas e Latus Rectum

Ola Marcio e demais
colegas desta lista,

E verdade. Isso vale para todas conicas e o valor minimo e o Latus Rectum.

No Livro :

Geometria Analitica
Nikolai Efimov
Editora mir

Voce vai encontra todas estas coisas e muito mais. Nao e um livro facil de
achar, mas vale a pena estuda-lo com atencao. Inclusive as quadricas sao
abordadas de maneira simples e, a meu ver, completa. Ai no IME ou muito
provavelmente na Biblioteca do IMPA ou da UFRJ deve ter. Se eu fosse voce
nao usaria as equacoes retangulares. Usada a equacao polar das conicas e
procedia conforme a sua intuicao esta indicando : equacao (pola ) da reta,
inteseccao com as conicas, distancia entre as interseccoes e passagem aos
pontos criticos (minimo).

No livro acima voce vai saber nao so sobre o latus rectum, mas muitas outras
coisas que poucos sabem. Desde ja te advirto para uma coisa : o escritor
russo nao faz muito floreio e nem se preocupa muito com fundamentacao, mas e
sempre genial em seus problemas e conclusoes. Em geral se gasta um certo
tempo ate a gente se acostumar com o jeitao deles. Mas vale a pena.

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1423,270502

>From: mcohen@iis.com.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Conicas e Latus Rectum
>Date: Sun, 26 May 2002 19:49:58 -0300
>
>Como mostrar que a menor corda focal de uma elipse eh sempre perpendicular
>ao eixo maior?
>
>Esse problema me persegue ha bastante tempo ... qdo eu era aluno no 2o
>grau, li em algum lugar essa propriedade... q dentre todas as cordas da
>elipse passando por um determinado foco, aquela q fosse perpendicular ao
>eixo maior tinha comprimento minimo.. parece q existem resultados analogos
> [...]

Envie e receba emails com o Hotmail no seu dispositivo móvel:
http://mobile.msn.com