[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Correçao:Apelo: Mais da Iberoamericana(questao pessoal)

Grande Duda !
E ai maluco, tudo blz ?

Realmente, eu nao recebi a mensagem do Fabio a que voce se refere. Aqui onde
estou ha uma preocupacao muito grande com seguranca, mas o sub-sistema que
cuida disso ta meio doido e as vezes passa sistematicamente a bloquear
certas mensagens, que ele identifica por letras contidas no nome da pessoa
que envia. Ele vai ser trocado, mas, ate la, sou obrigado a conviver com
isso.

O problema surgiu com o nosso colega Dirichlet, que perguntou :

E POSSIVEL QUE AS RAIZES CUBICAS DE TRES NUMEROS PRIMOS, DOIS A DOIS
DISTINTOS, SEJAM TERMOS DE UMA MESMA PROGRESSAO ARITMETICA ?

Eu conjecturei algo mais amplo, a saber :

SE "A", "B" e "C" SAO NATURAIS, DOIS A DOIS DISTINTOS, NENHUM DELES POTENCIA
N-ESIMA DE OUTRO NATURAL, ENTAO ELES NAO PODEM SER TERMOS DE UMA MESMA
PROGRESSAO ARITMETICA.

Claramente que a prova do fato acima responde a pergunta do Dirichlet.

PRIMEIRO PASSO DA IDEIA

Sem perda de generalidade podemos supor A < B < C. Evidentemente : RAIZ_N(A)
< RAIZ_N(B) < RAIZ_N(C). Dizer que essas raizes sao termos de uma mesma PA
significa dizer que existem naturais "R", "S" e "T" tais que :

X + YR = RAIZ_N(A)
X + YS = RAIZ_N(B)
X + YT = RAIZ_N(C)

Para algum par (X,Y) de numeros reais ( que serao, respectivamente :
X=primeiro termo da PA, Y=razao da PA )

Veja que eu nao estou impondo que "R", "S" e "T" estejam em PA. Nao estou
impondo tambem uma ordem qualquer sobre eles, isto e, nao estou impondo que,
por exemplo, R < S < T.

O certo e que haverao os ponto (R,RAIZ_N(A)) e (T,RAIZ_N(C)). Como a funcao
X + Y*N  - X e Y reais fixos e N percorrendo os naturais - e linear, se Y >
o ela sera crescente e, obrigatoriamente, R < S < T. Se Y < 0 ela sera
decrescente e R > S > T. Nos dois casos, a RAIZ_N(B) sera a ordenada de um
ponto interior ao intervalo de extremos R e T.

Vamos supor doravante, sem perda de generalidade, que R < T. Queremos, pois,
saber se pode existir um natural Z do conjunto R+1, R+2, ..., T-2,T-1 tal
que X + YZ = RAIZ_N(B).

SEGUNDO PASSO DA IDEIA.

Imagine que voce esta no ponto (R,RAIZ_N(A)). Qual sera a ordenada do ponto
que esta sobre a reta que liga (R,RAIZ_N(A)) a (T,RAIZ_N(C))  e que tem
abscissa R+1 ? sera :

RAIZ_N(A)  +  (RAIZ_N(C)-RAIZ_N(A))/(T-R) =
[RAIZ_N(A)*(T-R-1) + RAIZ_N(C)]/(T-R)

Se fosse no ponto de abscissa R+2, seria :
[RAIZ_N(A)*(T-R-2) + 2RAIZ_N(C)]/(T-R)

Os pesos sao sempre da forma : "T-R-i" e "i", isto e, nos estamos diante de
uma media ponderada da forma :

(p*RAIZ_N(A)+ q*RAIZ_N(C))/(p+q) com p e q naturais e p+q=T-R.

Essa e a forma das ordenadas dos pontos sobre a reta que liga (R,RAIZ_N(A))
a (T,RAIZ_N(C)). Ja vimos que a RAIZ_N(B) tem que estar entre estes dois
pontos. Logo, devem existir p e q atendendo as condicoes que especificamos
acima e tais que :

RAIZ_N(B) = (p*RAIZ_N(A) + q*RAIZ_N(C))/(p+q)

TERCEIRO PASSO DA IDEIA :

A funcao Y=RAIZ_N(X) e CONTINUA, CRESCENTE e CONVEXA. Isto e, para quaisquer
naturais A e C vale :

RAIZ_N((A+C)/2) > (RAIZ_N(A) + RAIZ_N(C))/2

O que me pareceu e que a contradicao vai surgir aqui, pois a expressao de
convexidade acima pode ser trabalhada para incluir uma media ponderada tal
como a que vimos no segundo passo. Mas, em verdade, EU NAO FIZ UMA
DEMONSTRACAO, vale dizer, NAO PROVEI NADA, apenas dei uma sugestao de um
caminho que me pareceu viavel. ALERTEI QUE AS RAIZES N-ESIMAS DE PONTENCIAS
N-ESIMAS E UMA PA, EVIDENTEMENTE !

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1247,220502

>Oi Paulo!
>
>Não sei se compreendi bem esse seu e-mail. :)
>
>O problema é o seguinte: desenhe no plano os pontos (R_N(x), x) para todo x
>inteiro positivo. Você vai ter destacado alguns pontos da função contínua
>f(x) = R_N(x) para todo x real. Agora escolha uma PA de 3 termos inteiros
>positivos, digamos Y_1, Y_2, Y_3. Marque os três pontos no eixo ordenado
>(0,Y_1), (0, Y_2) e (0, Y_3), para cada um deles trace uma reta horizontal,
>ou seja, paralela ao eixo das abscissas. Suponhamos que essas três retas
> [...]

Chegou o novo MSN Explorer. Instale já. É gratuito:
http://explorer.msn.com.br