Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm-l] valor mínimo

On Tue, 21 May 2002, Nicolau C. Saldanha wrote:

> Não acompanhei a conversa toda, posso estar repetindo o que alguém já falou,
> mas o problema da formiguinha pode ser resolvido usando simplesmente que
> a distância mais curta entre dois pontos é a linha reta, sem conta nenhuma.

Uma solucao alternativa e' pensar num cubo de papel, e abri-lo, obtendo
uma cruz. O que se quer e' ligar 2 vertices opostos de um retangulo
formado por dois quadrados. E' facil ver que a diagonal deste retangulo
passa no meio do lado comum aos dois quadrados, o que da' o caminho da
formiga.
Fred Palmeira