[obm-l] Re: [obm-l] Boa questão de probabilidade

Ola marcelo e demais
colegas desta lista,

Se a vaga era a unica e a bicicleta ficou entre nove outras biciletas e
porque o estacionamento comporta 10 vagas. Enumerando estas vagas da
esquerda para a direita, a partir de 1, a vaga em que o protagonista colocou
a bicileta so pode ser uma dentre 2,3,4,5,6,7,8 e 9.

Quando ele volta, encontra apenas 5 das 9 outras biciletas que haviam.
Portanto, 4 biciletas foram retiradas. De quantas maneiras e possivel
retirar 4 de um total de 9 ? Evidentemente : BINOM(9,4). Dentre estas
possibilidades, em quais a vaga a direita da vaga ocupada pela bicicleta do
protagonista ficou vazia ? Fixando esta vaga, isto e, supondo que a
bicicleta que la estava foi retirada, posso retirar 3 outras bicicletas de
um total de oito de BINOM(8,3) maneiras. A probabilidade que voce procura e,
portanto :

P = BINOM(8,3)/BINOM(9,4) = 56/126

Os outros itens podem ser tratados como variacoes ou acrescimos a esta linha
de raciocinio.

Um abraco
Paulo Santa Ritya
5,1904,160502

>From: "Marcelo Roseira" <mroseira@uol.com.br>
>To: "OBM" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Boa questão de probabilidade
>Date: Thu, 16 May 2002 18:10:05 -0300
>
>Aí vai galera...
>
>Uma pessoa coloca sua bicicleta na única vaga ainda vazia na grade de um
>estacionamento de bicicletas de um supermercado. Observa que a sua
>bicicleta está entre 9 outras e a vaga que ocupa não fica em qualquer das
>duas extremidades da grade. Depois das compras a pessoa volta e encontra,
>além da sua, apenas 5 das 9 bicicletas ainda estacionadas na grade.

> [...]

Envie e receba emails com o Hotmail no seu dispositivo móvel:
http://mobile.msn.com