Re: [obm-l] Exercicios - Olimpiada.

Olá Guilherme,

Obrigado pela sua ajuda.

Resolvendo a questão do modo como você apresentou, a resposta seria 10
números (00,11,22,33,44,55,66,77,88,99).
Porem, tal resposta não bate com a resposta do gabarito da prova.

O enunciado da questão deve ser entendido como:

(10a+b)(a+b) = a³+b³   (Multiplicacao do número formado por a e b pela soma
dos dígitos)

Na sua resolução você utilizou-se da multiplicação dos dígitos pela soma dos
mesmos. [ a.b(a+b)=a³+b³ ].

As opções dadas pelo problema é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4

Guilherme, e com isso, utilizando-se de seu raciocínio, não obteríamos a
resposta do problema.

Acho eu, então, que a solução é fazendo (10a+b)(a+b)=a³+b³. Porem, a
resposta disto eu não consigo achar. Por isso vim até aqui, vocês, amigos da
lista, para me dar uma ajuda... no que for possível, é claro.

Agradeço desde já mais uma vez,
Abraços

Felipe Marinho

>From: "Guilherme Pimentel" <guigous@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: RES: [obm-l] Exercicios - Olimpiada.
>Date: Thu, 16 May 2002 03:53:27 -0300
>
>Para o primeiro note que, sendo ab o numero de dois digitos:
>a*b*(a + b) = a^3 + b^3
>e que
>a^3 + b^3 = (a + b)^3 - 3a*b*(a + b)
>logo
>a*b*(a + b) = (a + b)^3 - 3a*b*(a + b)
>(a + b)^3 = 4a*b*(a + b)
>supondo que a ou b sejam diferentes de zero:
>(a + b)^2 = 4a*b
>(a - b)^2 = 0
> [...]

Converse com amigos on-line, conheça o MSN Messenger:
http://messenger.msn.com