Re: [obm-l] baralho

Ola Fernanda e demais
colegas desta lista,

Achei o problema legal. Vou pensar contigo sobre ele. Ve se voce descobre
algo de util em minha reflexao.

ABRE PARENTESES :

Nao sei se e o seu caso, mas eu observo que muitas pessoas tem dificuldades
em resolver alguns problemas nao pela dificuldade intrinseca que porventura
os problemas tenham, mas, sobretudo, porque procuram enquadrar a questao que
abordam em alguma teoria ou conjunto de tecnicas ja conhecidas. Isso nao me
parece uma atitude saudavel ... Um problema e um problema ... A linguagem
que nos vamos usar para resolve-lo e uma instancia da questao que se
apresentara a posteriori, tao somente por ser a mais conveniente ou a unica
que conhecemos naquele momento. Nos estudamos para compreender os objetos
matematicos e suas relacoes mutuas, nao para compreender as tecnicas e as
linguagens que sao os suportes desta compreensao.

FECHA PARENTESES.

1) Na primeira operacao, a carta que esta no topo do monte sera
conduzida a base ( base do monte ). Se N for o numero desta carta,
olhando as cartas da base para o topo apos esta primeira operacao,
veremos a sequencia :

N, 1, 2, 3, ..., N-2, N-1

A carta de topo, agora, e N-1. Ela sera retirada. N-2 sera entao
conduzida a base do monte. Olhando as cartas da base para topo apos
a terceira operacao, veremos a sequencia :

N-2, N, 1, 2, 3, ..., N-3

Claramente que N esta subindo e fatalmente chegara ao topo do monte
apos um numero finito de operacoes... E igualmente evidente que se N
for um numero impar(par), quando N chegar novamente ao topo do monte
teremos retirado todas as cartas com numero par(impar) ...

Portanto, quando N for, pela segunda vez, a carta do topo do monte,
olhando as cartas da base para o topo, veremos a sequencia :

(1, 3, 5, 7, ..., N) se N for impar ou
(2, 4, 6, 8, ..., N) se N for par.

Esta simples observacao torna evidente que a carta final tem a mesma
paridade que N. Assim, sendo 2001 a carta final, concluimos que N deve
ser, necessariamente, um numero impar. Seja, portanto, N impar.

Bom, o processo continua ...  Que operacao devera ser efetuada sobre
a carta N, quando ela retornar ao topo ? Ela sera CONDUZIDA A BASE DO
MONTE ou sera RETIRADA ?

Toda carta que for conduzida a base do monte, evidentemente, retornara
ao topo. Quando ela retornar, a operacao que sera efetuada sobre ela
depende unica e exclusivamente da PARIDADE DO NUMERO DE CARTAS QUE
HAVIA NO MONTE QUANDO ELA ESTEVE NO TOPO PELA ULTIMA VEZ. Para ver isso
claramente, sejam :

B -> Operacao de CONDUZIR A CARTA A BASE DO MONTE
R -> Operacao de RETIRAR A CARTA DO MONTE

No monte original, ocorrem as operacoes :

B->N; R->N-1; B->N-2; ...; B->1(se N impar) ou R->1(se N par)

Apos operar sobre 1 surge N no topo. Logo, sera aplicada :

R->N(se N impar) ou B->N(se N par)

Sera que fui claro ? Uma carta que em determinado momento do processo sair
do topo do monte para a base do monte inevitavelmente retornara ao topo.
Neste instante, ela sera reconduzida a base do monte se, e somente se, no
vez anterior o numero de cartas do monte era par.

Bom, voce deve estar se perguntando porque estou acompanhando com tanta
meticulosidade as possiveis cartas que ficam no topo do monte, certo ? Ora,
faco assim porque o que ha de mais obvio no problema, diria mesmo obvio
ululante, e que o processo que voce descreve implica na retirada sucessiva
de cartas, mas esta bendita, a carta 2001, passou incolume por todo este
processo, terminando por ficar no topo do ultimo monte que e precisamente o
monte com uma carta !

Dai eu concluo, imediatamente, que a carta 2001 esteve no topo de um monte
com duas cartas, todas impares. Mas, duas cartas, nao podem formar uma
sequencia de N cartas, comecando do 1 e indo ate, pelo menos, 2003. Logo,
concluo que a carta 2001 este no topo de um monte de 4 carta, todas impares.
Mas, quatro cartas, todas impares, nao podem formar uma sequencia de N
cartas, comecando do 1 e indo ate, pelo menos, 2003. E assim
sucessivamente...

Este raciocinio vai permitir voce galgar montes cada vez mais altos ( com
maior numero de cartas ). Mas ele deve parar em algum ponto... Em que ponto,
ja que sabemos que temos menos de 5000 cartas ? Observe que quando a carta N
atinge o topo do monte pela segunda vez, todos as cartas com numeros pares
foram retiradas ... Ate onde eu posso dizer UM MONTE COM CARTAS TODAS
IMPARES ?

Bom, eu dei o passe. Cabe a voce, agora, fazer o gol !

Com os melhores votos
de paz profunda, sou

Paulo Santa Rita
6,1307,030502

>From: "Fernanda Medeiros" <femedeiros2001@hotmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] baralho
>Date: Fri, 03 May 2002 04:14:09 +0000

>Chegou o novo MSN Explorer. Instale já. É gratuito:
>http://explorer.msn.com.br

>O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>

Envie e receba emails com o Hotmail no seu dispositivo móvel:
http://mobile.msn.com