From: Augusto César Morgado <morgado@centroin.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, April 29, 2002 7:53 PM
Subject: Re: RES: [obm-l] desigualdades....

Faça a lista de todas as possibilidades sabendo que o produto é 36.
Lembre-se que o cara sabe a soma das idades. Pense! Se não consegiur, a
solução está abaixo.

Se o produto das três idades é 36, as idades podem ser
1,1,36 (soma 38)
1,2,18 (soma 21)
2,2,9 (soma 13)
1,4,9 (soma 14)
1,3,12 (soma 16)
2,3,6 (soma 11)
3,3,4 (soma 10)
1,6,6 (soma 13)
Como o cara conhece a soma das idades, ele pode determinar essas idades,
a não ser que a soma seja 13, caso em que as idades poderiam ser 1,6,6
ou 2, 2, 9.
então, a soma é 13 e, como há uma mais velha, as idades são 2, 2 e 9.