Re: [obm-l] Pequeno Teorema de Fermat.

 --- Felipe Marinho <piuwee@hotmail.com> escreveu:
> Olá amigos da lista,
>
> Venho aqui pedir uma grande ajuda a vocês. Estou tentando me preparar
> para as olimpíadas de Matemática de meu Estado, porem estou tendo várias

> dificuldades a respeito de fontes de pesquisas em minha cidade. Moro no
> Amazonas, e é extremamente dificil encontrar livros bons por aqui.
>
> Gostaria, que se possível, alguem me explicasse oque é o "Pequeno
> Teorema de Fermat". (Ou Teorema Simples de Fermat). Realmente preciso
> muito de tal informação, com demonstrações, exemplos, ou até mesmo algum

> [...]

Bom, primeiro vamos enunciado do teorema: seja p um número primo; para
qualquer inteiro n, tem-se que (n^p – n) é múltiplo de p.

Na página do Nicolau tem demonstracoes para ele num documento sobre Primos
de Mersenne.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/mersenne/index.html

=====
[]s
--
Ricardo Miranda
ricardomirandabr@yahoo.com.br

Yahoo! Empregos
O trabalho dos seus sonhos pode estar aqui. Cadastre-se hoje mesmo no Yahoo! Empregos e tenha acesso a milhares de vagas abertas!
http://br.empregos.yahoo.com/