Re: [obm-l] 0,99999... vs 1

Esta não é, ao meu ver, uma demonstração formal do fato, mas dá uma boa
idéia de porque funciona. Mais formalmente, precisasmos entender o que
significa o número 0,9999999... . Trata-se de uma série geométrica de termo
geral   an = 9 . 10^(-n), de razão  q = 0,1  e termo inicial  a1=0,9. Como
0 < q < 1 , a série converge para o valor  ( prova-se por indução, por
exemplo )
S = a1/ ( 1 - q) = 0,9 / [1-(0,1)]  = 1  . Logo,  0,999999... , como disse o
Matemático Japonês, nada mais é do que uma utra notação para o número 1 , em
termos de série.
(Frederico Reis Brito - Mestre e doutorando em Matemática)

>From: "Eduardo Grasser" <grasser@prt15.gov.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] 0,99999... vs 1
>Date: Mon, 15 Apr 2002 16:18:41 -0300
>
>A melhor demonstração é a mais simples.
>
>Chama-se x = 0,99999...
>Assim, é fácil ver que 10x = 9,99999...
>ao subtrairmos um número de outro, temos 10x - x = 9
>9x = 9
>x = 1
>
>Ninguém ainda conseguiu me dar uma demonstração formal matemática que
>disminta essa.
>
>Eduardo Grasser - Professor de Matemática
>Campinas SP

Converse com amigos on-line, experimente o MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br