Re: [obm-l] 0,99999... vs 1

On Mon, Apr 15, 2002 at 03:36:09PM -0300, Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
> Há pouco mais de um mês circulou neste forum a pergunta "0,9999... é igual a
> ou diferente de 1?"
>
> Houve demonstrações de ambas as hipóteses, houve quem apostou que se fosse
> diferente (ou igual, não me lembro) saltaria do alto de um edifício, ao que
> outrem sugeriu que o edifício fosse bastante alto (ou suficientemente baixo,
> idem).
>
> Eu lancei o desafio em um outro forum, por onde circulam os bostejos dos
> engenheiros e alunos de uma determinada escola de engenharia, de onde sou
> originário.

> [...]

Vários doutores em matemática, vários mestres, vários premiados em
olimpíadas de matemática já responderam aqui nesta lista mesmo
(se é que ter doutorado ou medalha na IMO tem alguma relevância
para responder esta trivialidade) e você deveria procurar os arquivos.
Acho que já está quase todo mundo um pouco cansado de repetir as mesmas coisas.
Se você ainda estiver interessado nesta pergunta e juntar as várias respostas
eu prometo publicar em algum lugar, assim eu posso apontar para lá quando
dentro de uns dois ou três meses o assunto aparecer de novo.

Btw, o seu japonês está certo, claro. 0.999... = 1.

[]s, N.