Data: quinta-feira, 04 de abril de 2002 17:46:24
Assunto: Re: [obm-l] Logica

On Wed, Apr 03, 2002 at 10:13:49PM -0300, Juliana Freire wrote:
> Opa, não é bem assim.
> A tabela de verdade da implicação é:
>
> p q p->q
>
> V V V
> V F F
> F V V
> F F V
>
> Acho que nas duas primeiras linhas não tem como ter dúvida, mas nas duas
> últimas é meio esquisito da primeira vez que se vê isso. Para entender, eu
> sempre achei mais fácil pensar em exemplos bem absurdos, tipo: p = o céu é
> verde q = elefantes voam A frase "Se o céu é verde, então
> [...]

Não entendi bem o exemplo do Gustavo, mas uma diferença entre o uso matemático
de 'implica' (explicado pela Juliana) e o uso coloquial está em que no uso
coloquial subentende-se (pelo menos em geral) que uma das afirmações tem
alguma coisa a ver com a outra. Se afirmamos que p => q normalmente
interpretamos que há uma uma espécie de relação de causa e efeito entre
p e q. Mesmo as duas primeiras linhas da tabela podem gerar um pouco
de confusão. A frase:

Se hoje está chovendo então ontem eu lavei meu carro.

normalmente seria interpretada como humorística, como sugerindo que

Hoje chove PORQUE ontem eu lavei o carro.

A lógica de afirmações factuais é muito mais simples do que a de relações
de causa e efeito. O matemático gosta das coisas mais simples e portanto
a lógica matemática (pelo menos a mais simples e mais usual) não considera
relações de causa e efeito, considera apenas se afirmações são verdadeiras
ou falsas.

[]s, N.

.
  IncrediMail - O mundo do correio eletrônico finalmente desenvolveu-se - Clique aqui