Re: [obm-l] Algebra Linear

Bom, estas coisas estao em qualquer livro de Algebra Linear. Em todo caso,
como hoje eh feriado:

1) Se X e Y estiverem em Sh e t eh um real, entao
A(0)=0
A(X+Y)=AX+AY=0+0=0
A(tX)=tAX=0
ou seja, SH eh um subespaco de M (confira a definicao de subespaco e as
condicoes suficientes para que un subconjunto de M seja um subespaco)

2) Se Xh pertencer a Sh, entao A(Xp+Xh)=AXp+AXh=B+0=B
ou seja: Todo elemento de Xp+Sh (isto eh o conjunto dos elemntos de M da
forma Xp+Y, com Y em Sh) estah em S.
Reciprocamente, se X estiver em S, entao A(X-Xp)=AX-AXp=B-B=0, ou seja
X-Xp=Xh estah em Sh. Logo X estah em Xp+Sh.
Conclusao: S=Sh+Xp

3) S so serah subespaco de M se B=0. De fato, se B=0, entao S coincide com
Sh, que ja vimos ser um subespaco. Reciprocamente, se S for um subespaco,
entao contem 0. Logo: A0=0=B.

JP